Depois de 2 anos sem escrever no blog, resolvi mudar um pouco e falar sobre um momento mágico na minha vida: o intercâmbio!
Em Setembro de 2013, passei 4 semanas estudando e conhecendo San Francisco (e viajando, e comprando, e comendo..), e vou trazer para vocês um pouco da minha experiência nessa cidade um tanto quanto diferente. Quando estava me preparando para viajar, pesquisei muito mesmo, conversei com algumas pessoas que tinham ido, mas muitas coisas eu só aprendi, ou conheci lá.
Golden Gate Bridge - o lugar mais lindo do mundo (mas em outro post falaremos dela)
O "Morei em San Francisco" surgiu com o intuito de ajudar aqueles que vão viver experiências únicas, tirando as dúvidas principais como transporte, roupas, compras, estudos, e mil e uma coisas.. Muitas pessoas me encontraram no Instagram (@milarogerio) e me perguntaram várias coisas sobre a vida em SF, então resolvi juntar tudo aqui no blog. Eu amo responder coisas sobre SF, de verdade, inclusive um dos meus melhores amigos da viagem eu conheci assim! :)
Então vamos começar do começo! (ah vá..)
Eu procurei várias agencias de viagem para me ajudar, afinal não adianta saber o que quer, e para onde vai. Preferi buscar ajuda de profissionais para não ter nenhum problema lá na frente. Escolhi uma agencia que tivesse um preço bom, que fosse recomendada por conhecidos, e que oferecesse uma assistência legal. Ainda que eu tivesse montado meu roteiro de coisas para fazer, tenha escolhido aonde iria estudar e aonde iria morar, essa assistência foi muito importante, principalmente nas coisas burocráticas pré-viagem.
Antes de viajar tem algumas coisas básicas que você precisa saber:
Passaporte - isso parece ser óbvio, mas lembre sempre que para viajar seu passaporte precisa estar válido! Acho importante também tirar uma cópia para andar com ela na rua e deixar o passaporte guardadinho quando for sair. :)
Visto - até quando eu viajei era possível estudar nos EUA com o visto de turista (B) se a carga-horária não ultrapassasse 25 horas semanais. Como a minha carga-horária foi de 30 horas semanais (depois eu conto sobre as aulas), precisei tirar o visto de estudante (F2). Para tirar o visto de estudante, o procedimento é quase o mesmo do visto de turista (tem que ir no consulado e blá, blá, blá...), mas é bem tranquila a entrevista e pode ser feita em português caso bata aquela insegurança!
I-20 - O I20 é um documento super importante também, que vem com a carta de aceitação da escola, ele precisa ser carimbado, assinado, etc, pelo consulado. Sem ele, o visto não tem validade. Por isso acho legal pedir instruções à agencia :)
Guia de Viagem!
Eu amo esses guias de viagens que vendem nas livrarias e logo que decidi por San Francisco comprei esse aqui:
Ele me ajudou a decidir os locais que iria conhecer. É todo em inglês, então já dá pra ir praticando antes. Mas para quem ainda não está tão a vontade, tem váriosssss outros em português que variam de R$15,00 a R$50,00.
Gostei desse, porque além de falar lugares, preços e dicas, ele vem com um mapa, que eu ia grifando as ruas e lugares que já tinha conhecido ao longo da viagem! É super legal, e faz com que você tenha noção do que ainda falta conhecer.
Assim começa o blog! Se tiverem dúvidas, comentários ou outras coisas, falem aqui embaixo que eu respondo! :)
Beijos!
Por qual agência você realizou o seu intercambio?
ResponderExcluirFui pela CI. :)
ResponderExcluir