Páginas

terça-feira, 11 de março de 2014

Transporte em SF

Olá gente!! Recebi várias dúvidas super legais para comentar aqui no Blog, e esse post é sobre uma delas.

Hoje vamos falar sobre como se locomover em San Francisco. E sério, esse é um dos posts mais importantes sobre a cidade! :D

Primeiro de tudo, o transporte em San Francisco é bem diferente do Brasil. É muito comum as pessoas andarem de ônibus, metrô, bondinho, bicicleta, taxi ou até skate e patinete pela rua. Então não se assuste.

A escolha do melhor meio de transporte em San Francisco depende muito de onde você esteja, mas uma coisa é certa: alugar carro só se for pra viajar! Não é muito normal ter vaga nas ruas principais (e quando tem, precisa deixar na maquininha o valor que você poderia comprar um batom da Mac ou um Jogo de PS4),  e os estacionamentos são mais caros ainda..

Antes de tudo, preciso falar sobre uma coisa super importante: o Clipper Card. Ele é um cartão recarregável para que você utilize nos meios de transporte em SF (Muni, Bart, Cable Car, etc.). Mas uma dica legal é ir em qualquer Walgreens (tem uma em cada esquina) ou em qualquer estação de metrô, e adquirir um passe mensal (se você for ficar esse tempo, ou mais.

Fonte: http://www.sfmta.com/getting-around/transit/fares-passes/monthly-passes

Os preços são esses acima, e valem muito a pena, a julgar que um trecho de Muni, por exemplo, custa $2, e o do Cable Car $6.
Esses Passes Mensais precisam ser comprados até o dia 16, para valerem no mês vigente. Após o dia 16 do mês, só o passe do mês seguinte está disponível para compra.

Se você for ficar poucos dias, também tem uma opção para pagar mais barato nesse link: http://www.sfmta.com/getting-around/transit/fares-passes/visitor-day-passes 

Vamos pelos mais famosos e úteis..

Muni: O Muni é o ônibus da Bay Area (San Francisco e redondezas). Ele tem normal (igual ao do Brasil) e Rail (como se fosse um metrô). O muni passa em quase todos os lugares de SF, e em todos os pontos turísticos. As linhas são definidas por números, e cada um deles tem um trajeto que se repete durante todo o dia. Cada trecho que você paga, recebe um recibo que vale por 2 horas, ou mais, e você pode pegar quantos Muni quiser nesse tempo,se tiver o recibo em mãos.
DICA: o Muni não tem cobrador, caso você precise pagar a viagem, entre pela frente e coloque o dinheiro na maquininha, pegando seu recibo.
DUAS COISAS SUPER IMPORTANTES SOBRE O MUNI:
1) Eles não dão troco, e se você não tiver dinheiro trocado, não faz o trecho! Eu passei por isso e tive que sair do ônibus para trocar o dinheiro enquanto não tinha o Clipper. E o motorista provavelmente não vai ser tão paciente com você.
2) SEMPRE PEGUE O RECIBO ou PASSE O CLIPPER NA MAQUININHA DAS ENTRADAS. Uma amiga minha esqueceu de passar o clipper e por isso recebeu uma multa de $100 dólares (sim, CEM dólares), e você não quer passar por isso.


BART: é o metrô, nas próprias estações já tem as explicações das paradas e tudo o mais. A maioria das paradas têm caixa para comprar as passagens, porém eu aconselho sempre comprar o passe de ida e volta para não ter problemas..


Com o Bart dá pra ir até pro Outlet que fica na outra cidade! (mas isso é um assunto para outro post!)

Agora a dica mais importante e útil: o app 511 Transit. Esse app foi fundamental para minha vida em SF, por isso que o post passado fala do 4G como ferramenta de sobrevivência. Nele você coloca sua localização, e para onde você precisa ir, e ele te diz onde é o ponto mais perto, qual o onibus você precisa pegar, e o quanto precisará andar.

Além desse, tem outros, mas eu não testei:


O Cable Car merece um post próprio, mas não vai demorar :)
Beijos e qualquer dúvida, podem perguntar!


sexta-feira, 7 de março de 2014

Cadê meu celular?

Chegando em SF a primeira coisa que você pensa é em avisar às pessoas importantes que você chegou, ou pelo menos deveria ser... MAS, eis que você percebe que aquela operadora que mal funciona no Brasil, também não funciona lá, ou pior, se funcionar, você já pode deixar o fígado por lá mesmo para pagar a conta no final do mês.

A melhor opção se você chegar pela noite, como foi meu caso, é filar o wi-fi liberado do aeroporto, ou do lugar que você vai ficar, porque sim, sempre tem wi-fi.



Pensando nisso, pesquisei muito antes de ir e encontrei duas operadoras, mais conhecidas, que oferecem serviços pré-pagos de celular, com SMS (ainda existe isso?), ligações ilimitadas pros EUA, uns minutos pra ligações internacionais e o mais importante: 4G! 
Sério, não há nada na vida que se compare a ter 4G nas viagens, principalmente por causa do app que eu usava, e que vou falar no post seguinte.

As duas operadoras que eu pesquisei foram a T-mobile e a AT&T. As duas tinham mais ou menos os mesmos valores, mas recebi uma mensagem da Tim falando que lá meu celular só pegaria AT&T e escolhi essa mesmo. Não sei se isso é verdade ou não, mas foi uma ótima escolha porque todos os meus amigos que pegaram a T-mobile não curtiram muito a internet e a minha nunca deu problema..

Optei pelo plano $60 Smartphone Monthly Unlimited Plan with Data, que tinha ligações, SMS, mensagens de foto ilimitadas e 2GB de dados inclusos para uso de 4G. Como o próprio nome diz, custou $60 dólares o mês. O que eu mais usava era o 4G, quase que 24h por dia e foi suficiente para mim! Mas se não for para você, quando acabar, você pode recarregar o celular :)


Eu levei o meu, então o custo de celular foi só esse, mas se você não tiver um celular, ou não queira levar o daqui, tem uns basiquinhos que custam até $10 dólares!

E pra quem não vai ficar um mês todo? Tenha fé que eu eu vou falar! hahahah
Nas duas operadoras existem planos que variam de $2 a $3 dólares por dia, com pacote de dados, mensagens e ligações e vale a pena também. Ou vale simplesmente comprar um chip recarregável e um celular basiquinho.

Para o GPS:
T-mobile: 845 Market ST
AT&T: 705 Market ST
 (é uma do lado da outra, então, se não agradar, é só andar um pouquinho mais)

Beijos!

quinta-feira, 6 de março de 2014

Chegando em San Francisco!

Oi gentee!!

Obrigada por cada uma das visitas que recebi nesse primeiro dia de blog, e pelos e-mails de dúvidas também! :)

Uma das dúvidas mais comuns foi relacionada a minha viagem de avião: como foi, quanto tempo durou, como foi a imigração... Então vamos lá.

Como eu sou de Salvador, não tem voo direto para os Estados Unidos que não seja por Miami, o que me custou 8 horas de avião nesse primeiro trecho, e um tempo de 2 horas para a imigração e ida para o voo seguinte para San Francisco, que durou mais 6 horas.

Eu vi que por São Paulo/Rio de Janeiro tem como entrar nos EUA por Chicago ou Houston, o que vai resultar numa imigração bem mais tranquila e menos estressante que a minha, porque Miami é quase o sábado de Carnaval em Salvador de tanta gente que tem!

Chegada em Miami

A viagem foi super tranquila, mas como eu estava muito ansiosa para chegar, no trecho MIA-SFO eu não consegui dormir e fiquei conversando com um casal de americanos que estava indo para lá também. Isso foi bem legal para já começar a falar em inglês ao estilo "se vira e fala"! Não sei se dei sorte, mas eles foram muito simpáticos comigo, e quando eu errava alguma pronúncia eles me ajudavam, sem problemas. Vale a pena puxar conversa, mas analise antes se as pessoas parecem amigáveis, ou então vai rolar uma patadinha/ignorada de leve! 

Quando cheguei em SF já tinha reservado um transfer particular para me levar pra residência. Não é nada barato, mas como eu imaginei que chegaria muito cansada, e não conhecia nada da cidade, optei para o que a agencia recomendava.

Mas calma, tem outros jeitos de sair do Aeroporto! 

Um deles é via Bart (o metrô de San Francisco - que eu vou explicar depois como funciona). Tem uma estação dentro do aeroporto, e a depender de onde você esteja hospedado, custa uns U$S 6.00 por pessoa. A parte chata de ir de Bart é ter que carregar as malas pela rua, da saída da estação até chegar no hotel/hostel/casa. Tive uma amiga que foi de Bart pra casa da host family, mas os host parents foram buscá-la na estação mais próxima da casa deles, então é uma boa pedida para quem já conhece alguém lá - que não possa ir no aeroporto buscar - ou que esteja disposto a andar com malas pela cidade. 
SIM, EXISTEM PESSOAS ASSIM. hahahahaha

Tem os taxis, mas como em qualquer lugar do mundo são bem carinhos, ainda mais que o aeroporto fica ao Sul de San Francisco, e geralmente as pessoas ficam no centro/norte da cidade.

Outra opção é a que eu utilizei para voltar para o aeroporto: Airport Shuttle. Eu peguei o Airport Express e custou U$S 15.00 (porque fiz pela residência e eles têm desconto), mas pelo site dá pra reservar e custa U$S 17, ou U$S 30 ida e volta. Marquei o horário e eles chegaram certinho e foram super simpáticos comigo. Me pegaram na porta de casa e deixaram na de embarque.

Foi uma loucura de viagem, mas eu cheguei sã e salva.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Pra começo de conversa... ou de viagem!

Depois de 2 anos sem escrever no blog, resolvi mudar um pouco e falar sobre um momento mágico na minha vida: o intercâmbio! 

Em Setembro de 2013, passei 4 semanas estudando e conhecendo San Francisco (e viajando, e comprando, e comendo..), e vou trazer para vocês um pouco da minha experiência nessa cidade um tanto quanto diferente. Quando estava me preparando para viajar, pesquisei muito mesmo, conversei com algumas pessoas que tinham ido, mas muitas coisas eu só aprendi, ou conheci lá.

Golden Gate Bridge - o lugar mais lindo do mundo (mas em outro post falaremos dela)

O "Morei em San Francisco" surgiu com o intuito de ajudar aqueles que vão viver experiências únicas, tirando as dúvidas principais como transporte, roupas, compras, estudos, e mil e uma coisas.. Muitas pessoas me encontraram no Instagram (@milarogerio) e me perguntaram várias coisas sobre a vida em SF, então resolvi juntar tudo aqui no blog. Eu amo responder coisas sobre SF, de verdade, inclusive um dos meus melhores amigos da viagem eu conheci assim! :)

Então vamos começar do começo! (ah vá..)

Eu procurei várias agencias de viagem para me ajudar, afinal não adianta saber o que quer, e para onde vai. Preferi buscar ajuda de profissionais para não ter nenhum problema lá na frente. Escolhi uma agencia que tivesse um preço bom, que fosse recomendada por conhecidos, e que oferecesse uma assistência legal. Ainda que eu tivesse montado meu roteiro de coisas para fazer, tenha escolhido aonde iria estudar e aonde iria morar, essa assistência foi muito importante, principalmente nas coisas burocráticas pré-viagem.

Antes de viajar tem algumas coisas básicas que você precisa saber: 
Passaporte - isso parece ser óbvio, mas lembre sempre que para viajar seu passaporte precisa estar válido! Acho importante também tirar uma cópia para andar com ela na rua e deixar o passaporte guardadinho quando for sair. :)

Visto - até quando eu viajei era possível estudar nos EUA com o visto de turista (B) se a carga-horária não ultrapassasse 25 horas semanais. Como a minha carga-horária foi de 30 horas semanais (depois eu conto sobre as aulas), precisei tirar o visto de estudante (F2). Para tirar o visto de estudante, o procedimento é quase o mesmo do visto de turista (tem que ir no consulado e blá, blá, blá...), mas é bem tranquila a entrevista e pode ser feita em português caso bata aquela insegurança!

I-20 - O I20 é um documento super importante também, que vem com a carta de aceitação da escola, ele precisa ser carimbado, assinado, etc, pelo consulado. Sem ele, o visto não tem validade. Por isso acho legal pedir instruções à agencia :)


Guia de Viagem!

Eu amo esses guias de viagens que vendem nas livrarias e logo que decidi por San Francisco comprei esse aqui:



Ele me ajudou a decidir os locais que iria conhecer. É todo em inglês, então já dá pra ir praticando antes. Mas para quem ainda não está tão a vontade, tem váriosssss outros em português que variam de R$15,00 a R$50,00.

Gostei desse, porque além de falar lugares, preços e dicas, ele vem com um mapa, que eu ia grifando as ruas e lugares que já tinha conhecido ao longo da viagem! É super legal, e faz com que você tenha noção do que ainda falta conhecer. 

Assim começa o blog! Se tiverem dúvidas, comentários ou outras coisas, falem aqui embaixo que eu respondo! :)

Beijos!